A análise da situação tributária de uma empresa nos diz mais a seu respeito do que é falado pelos administradores. Toda a documentação derivada das obrigações legais apresenta não só a regularidade de entrega e cumprimento de obrigações, mas também falhas no processo de apuração e principalmente oportunidades de melhoria à sustentabilidade e ao crescimento empresarial.
Neste contexto, nasce a importância de uma análise detalhada da conformidade tributária da empresa através da correlação entre as obrigações acessórias entregues e a legislação vigente, prevenindo riscos através de uma correção antecipada de erros e melhoramento das operações.
No mesmo procedimento de observar as obrigações principais e acessórias no contexto específico de cada empresa, é possível extrair informações importantes sobre as oportunidades que estas representam. Um planejamento tributário personalizado, observando a legislação, representa a possibilidade de enquadramento em benefícios fiscais, redução da carga tributária, além de melhor aproveitamento de créditos, fortalecendo não só a imagem da empresa como também sua capacidade produtiva, posicionamento competitivo no mercado, crescimento e expansão. Procurar estratégias para reduzir a carga tributária é normal, principalmente diante do contexto de alíquotas cada vez mais elevadas e aumento de obrigações. O que é primordial nesta busca, no entanto, é a valorização por procedimento claros, minuciosos e personalizados aliando conhecimento técnico da legislação à prática empresarial, visando de maneira legal não só a prevenção de riscos, mas principalmente o fortalecimento empresarial, a sustentabilidade e o crescimento da empresa.