ARTIGOS & NOTÍCIAS

NOTÍCIAS E CONHECIMENTO JURÍDICO COMPARTILHADOS COM VOCÊ

A Contabilidade como ferramenta fundamental para tomada de decisões pelos empresários

CATEGORIA

|

Que todo empresário sabe que o sucesso dos negócios está relacionado em comprar bem e vender melhor ainda, não nos restam dúvidas. No entanto, para obter êxito nos negócios, apenas esse “feeling” não é suficiente, fazendo-se necessário que o gestor tenha em mãos outras ferramentas de gerenciamento para o seu empreendimento.

Administrar uma empresa hoje em dia é uma tarefa muito difícil, principalmente no atual cenário de pandemia pelo qual estamos passando. A atividade de administração requer muita disciplina, discernimento, empenho e muita, mas muita informação do gestor da empresa em relação à sua situação econômica e financeira.

É nesse sentido que a contabilidade moderna, mais conhecida como “ciência da riqueza” pode auxiliar o empresário na busca por estratégias inteligentes para superar os obstáculos atualmente vivenciados.

Por intermédio da contabilidade, o dirigente poderá obter informações financeiras e econômicas relevantes que o auxiliará a entender melhor, os pontos fortes e fracos de sua empresa, para que possa tomar decisões assertivas com relação aos negócios.

A contabilidade é importante independente do porte da empresa, pois oferece conhecimento em relação aos valores dos bens e direitos da entidade, das obrigações em curto, médio e longo prazo, das receitas, custos e despesas, bem como averiguações a respeito da rentabilidade e lucratividade do negócio em um determinado período de tempo.

Em outras palavras, se utilizada de forma adequada, com visão gerencial e não apenas fiscal e burocrata como é vista pela maioria dos empresários. Nesse sentido, a contabilidade é capaz de suprir o gestor com informações que demonstrarão a capacidade de recuperação da empresa após um quadro de recessão econômica, por exemplo.

É através da prática da ciência contábil que as informações econômicas geradas pelas empresas, por intermédio de suas operações, são traduzidas em relatórios que podem fazer toda a diferença. Permite, por exemplo, avaliar se determinada despesa é necessária, se a empresa possui disponibilidades suficientes para um investimento em um novo mercado de oportunidades ou até mesmo demonstrar aos sócios a real situação patrimonial de cada um deles perante a sociedade.

Além de tudo, os relatórios das informações econômico-financeiras das empresas preparados pela contabilidade podem oferecer oportunidades para linhas de crédito menos onerosas, já que os relatórios contábeis bem elaborados trazem maior confiabilidade em relação à instituição, facilitando o acesso a esses créditos para gestão do negócio.

Tudo isso compilado com o conhecimento do empresário em relação ao ramo de negócio em que está inserido, possibilita uma maior segurança na tomada de decisões para o melhor incremento das atividades operacionais.

Por fim, importante lembrar que o dever de uma escrituração contábil com obediência aos preceitos da legislação comercial e princípios contábeis estão previstos em leis, inclusive de natureza tributária e fiscal.

Fica a dica! Converse com o seu contador, ou contrate uma consultoria, e veja como a Contabilidade pode lhe auxiliar no dia a dia, melhorando ainda mais a gestão empresarial e ajudando a superar as atuais adversidades.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.